- 25 / Jul / 2022
Ir a Roma e não ver o papa é o mesmo que viajar e não experimentar as receitas locais. A gastronomia é ponto alto do turismo. Em todas as regiões do Brasil e do mundo, há algo de peculiar, específico e interessante para gente saborear.
Os turistas adoram um cardápio variado ou ter contato com opções diferentes de culinária, por exemplo, comida mexicana, árabe, italiana, etc… Há também quem só vai para determinado localidade se tiver alimentação veganas, low carb, zero glúten, sem lactose e açúcar à disposição.
Se você viajar para Manaus, por exemplo, você precisa saborear um tucunaré. É um peixe de água doce que, quando bem preparado, é um manjar dos Deuses. Aliás, os peixes assados na brasa são pratos tradicionais do Amazonas. Pode ser também Tambaqui, Pacu, Jaraqui ou Sardinha. São todos uma delícia.
Quando for visitar o famoso Teatro Amazonas e seu imponente prédio cor-de-rosa, aproveite para escolher um restaurante gostoso. Se possível, perto do verde. A natureza do Estado oferece um capítulo à parte no seu livro de memórias.
Percebeu como a gastronomia influencia na tomada de decisão sobre viagens ou hotéis?
Antes de definir o destino da viagem, é importante pesquisar sobre a cultura do lugar que se pretende ir. Desta forma, mais que conhecer os principais pontos turísticos, é possível entender como as pessoas de determinado local vivem.
O que elas fazem para se divertir?
Como elas se informam?
Que tipo de arte elas consomem?
O que gostam de comer?
Por que comem certos tipos de alimentos em detrimento de outros?
Em que trabalham?
Quais meios de transporte utilizam?
Quando você tem todas estas respostas, pode-se dizer que você conhece a cultura da região que está visitando. É um aprendizado importante que nos acompanha para o resto da vida. Mas voltando aos prazeres da gastronomia…
Turismo gastronômico é a bola da vez
Por medo da violência, pela vontade de simplesmente reunir os amigos em uma cozinha gourmet ou sob a inspiração da vovó ou da mãe, cada vez mais gente tem se dedicado à culinária. Durante a Pandemia do Coronavírus, então, foi um tal de troca, troca de receitas de pão, bolos e pratos até bem sofisticados.
Quem cozinha pela alegria que a atividade pode proporcionar é adepto do Turismo Gastronômico, uma tendência observada no mundo todo. Além de se aventurar por destinos conhecidos ou não, pessoas de todas as idades querem descobrir viajando o que vai para mesa de refeição em outros lugares do País.
Seja para experimentar pratos típicos ou provar temperos e outros produtos locais, a gastronomia é levada em conta na hora de decidir para onde será a próxima viagem e em que hotel se hospedar. Amantes da boa comida acabam escolhendo a gastronomia como principal atração.
A experiência durante a viagem passa por frequentar bons restaurantes e ainda visitar aqueles cantinhos mais escondidos. Às vezes, para degustar comidinhas e bebidinhas descoladas, o boteco da esquina e até mesmo os carrinhos de rua são os locais ideais.